EDUCAÇÃO EM DIREITOS
HUMANOS
ORIGEM HISTÓRICA DOS DIREITOS
HUMANOS
O Direito Humano é uma
necessidade social, visto que a luta pela igualdade percorre o História Humana
universal. O pensamento de Direitos
nasce pela reflexão do sujeito histórico sobre sua condição humana, seu desejo
de liberdade para expressar seus sentimentos, suprir suas necessidades e
sentir-se parte do grupo no qual está inserido. Direito Humano é inerente a pessoa, não necessita de argumentos, todo indivíduo, independente de sua raça ou etnia, está incluído na condição de sujeito de direito. Infelizmente nem sempre esse direito é respeitado, e muitas das vezes é direcionado a uma classe específica. Durante muito tempo o conceito de direito estava relacionado à classe social, gênero ou etnia. Somente uma pequena parte da população tinha a garantia de seus direitos respeitados. Atualmente esse conceito é bastante questionado, e a busca pela igualdade está presente nos discursos e nos movimentos sociais, em vários segmentos da sociedade. A escola é fundamental nessa mobilização social, promovendo a reflexão e se abrindo para o diálogo com seus alunos.
DIREITOS HUMANOS NO BRASIL E NA
AMÉRICA LATINA
A desigualdade social no Brasil é
percebida desde o período colonial, a
elite é quem se manifestou pela luta do poder, deixando as classes sociais
baixas sem direitos, excluídas de participação social. Diferentes movimentos
surgiram ao longo da história da sociedade brasileira, e somente em um período
recente na nossa história é que começaram as reivindicações pela igualdade de
direitos. Apesar dos movimentos surgidos, principalmente no século XX, ainda hoje, se
observa a necessidade de uma conscientização efetiva dos Direitos Humanos, como
algo que seja inerente ao indivíduo, sem restrição, que toda pessoa tenha desde sua
concepção, o seu direito garantido por lei e por reconhecimento social.
Videoaula 05
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Os Direitos Humanos são
concebidos dentro de uma visão preconceituosa, na qual pensa-se que, somente os infratores,
os criminosos, são os portadores desses
direitos. Isso ocorre porque a definição de Direitos Humanos é mal interpretada
por uma sociedade desigual e desinformada. Porém, esse conceito pode ser alterado na medida em
que é repensado, e se abre a possibilidade de reflexão sobre a condição humana,
não necessariamente dentro de um determinado grupo social, um contexto
específico, mas sim de uma forma universal. A ideia de Direitos Humanos
ultrapassa limites e espaços geográficos, indo ao encontro de um sujeito
universal, um sujeito humano na sua condição de ser pensante e portador de
necessidades e desejos. A escola tem um papel importantíssimo nesse contexto,
pois é nela que se dará a formação necessária para que essa construção se
efetive.
DIREITO INTERNACIONAL E EDUCAÇÃO
EM DIREITOS HUMANOS
Os Direitos Humanos são de ordem
internacional, ou seja, eles ultrapassam as fronteiras, superam as etnias, e
contemplam a todos pertencentes à espécie humana. Nesse sentido, não há
distinção de pessoa na aquisição do direito, porém, essa garantia só é legitimada pela construção
social pautada na formação ética, que
contemple o multiculturalismo, a diferença, enfim considerar o outro na sua
particularidade, respeitando seus interesses e necessidades.
CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO DE DIREITO
A constituição do sujeito de
direito é um processo construído pelo diálogo, pela reflexão, pela criticidade,
pela auto avaliação constante sobre hábitos e condutas discriminatórias,
intolerante. O diálogo possibilita revisão de conceitos, e abre possibilidades
de reconstrução social, e do pensamento coletivo. Esse diálogo deve fazer parte
da rotina pedagógica, da prática educativa, oferecendo-se ao educando a oportunidade de diálogo dentro de um espaço
democrático, no qual sua fala seja ouvida e sua leitura de mundo seja aceita como parte do processo educativo.
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO
BRASIL
A história da educação em
direitos humanos está inserida na história do próprio país. Foram períodos influenciados
por movimentos sociais, que visavam a igualdade de direitos a todos
brasileiros, sem distinção social, étnica ou de gênero. A história brasileira
sofreu mudanças na constituição do direito do cidadão, considerando como tal,
todo aquele nascido em território nacional. No período colonial, segregavam-se
as classes sociais mais baixas, as mulheres, os negros, e desconsiderava-se o
direito da criança e do adolescente. Durante o regime da ditadura militar, muitos direitos foram violados, e muitas pessoas mortas, torturadas e exiladas, isso porque, considerava-se o cidadão crítico, como subversivo, e seu comportamento passível de punição. Hoje já superamos parte desse conceito de cidadania, mas ainda é necessário repensar os direitos humanos como algo inerente à pessoa, independente de sua formação ideológica.
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NOS
DOCUMENTOS REFERÊNCIA
No
século XX houve uma grande preocupação em defender os direitos da pessoa
humana, a partir de muitos debates, efetivaram os documentos que defenderiam e
garantiriam condições mínimas de convivência democrática, e de proteção da sua
integridade física e mental. A partir da necessidade social, esses direitos
foram reconhecidos por instrumentos legais, porém, atualmente ainda existe um
desconhecimento do sujeito frente a posse desse direito e por parte dos órgãos
defensores do direito público e subjetivo.
A educação escolar é fundamental
para conscientizar o indivíduo de seus direitos, que são garantidos por lei,
mas negligenciados pelos órgãos públicos. Essa temática deve estar inserida no
currículo escolar, e trabalhada cotidianamente pela transversalidade dos
conteúdos e disciplinas escolares para que o aluno tome posse desse direito através da conscientização.
Videoaula 14
DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS
HUMANOS
O grande marco da Educação em
Direitos Humanos tem como foco a Educação Básica, pensando numa formação
integral do aluno, contemplando suas necessidades e interesses, respeitando a
diversidade presente em sala de aula. A Educação em Direitos humanos incentiva
a valorização da pessoa humana, defendendo sua integridade física e mental,
promovendo seu desenvolvimento integral, a partir do respeito, da igualdade, da
solidariedade, da atitude reflexiva.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
A Educação em Direitos em Humanos
é defendida pela LDB desde 1996, porém é desconhecida pela própria escola,
visto que, o modelo atual de educação não contempla a educação para a
cidadania, pois a inclusão ainda não é efetiva, e só se concretizou parcialmente,
e mais, as propostas de ensinam não dão conta de formar o indivíduo em sua
totalidade. Faz-se necessária uma reformulação da prática pedagógica vigente , pensando-se numa educação que vise uma aprendizagem efetiva, não apenas
dos conteúdos escolares, mas de uma leitura significativa e reflexiva do mundo
no entorno do indivíduo.
Videoaula 18
EDH E AMBIENTE ESCOLAR
A escola como espaço democrático,
esse é o ponto de partida para uma formação em Direitos Humanos, pois nesse
espaço se dará a discussão de interesses dos alunos. Dessa participação ativa
do aluno, será construído o conceito dos direitos e deveres de cada um dentro e
fora da escola. Cabe ao docente promover esses encontros, e incentivar essa
troca de ideias, fazendo com seus alunos tenham liberdade para o questionamento
e para o posicionamento crítico diante dos conteúdos transmitidos pela escola, além
de, reivindicar mudanças de seus interesses no ambiente escolar. E ainda, todo aluno deve ser reconhecido e
valorizado na sua particularidade, com seus anseios e necessidades, habilidades e limites.
EDH NA SALA DE AULA
A ação didática deve ter como
ponto de partida os conhecimentos prévios do aluno, suas vivências,
contextualizando-os aos conteúdos escolares. O educador precisa ter uma
formação pedagógica capaz de valorizar o aluno, seus interesses e necessidades,
através de um olhar reflexivo sobre o processo de ensino-aprendizagem. Esse
processo deve possibilitar ao aluno a busca por soluções de situações-problema
levantadas em sala de aula. Educando e educador aprender juntos, constroem o
conhecimento pela troca de saberes, e pela reelaboração desses. A ação
didática deve contemplar projetos coletivos, problematizando situações do
cotidiano da comunidade escolar. Essa prática precisa possibilitar um pensamento
reflexivo e crítico sobre a realidade de vida
do aluno e de sua comunidade.
Videoaula 22
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS,
INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE.
A inclusão das pessoas com
deficiência é uma conquista que deve ser valorizada, pois que, em outros
períodos históricos, a pessoa que não se enquadrasse no padrão estabelecido
pela sociedade, era marginalizada e excluída de qualquer participação social.
Atualmente, após muitos debates de âmbito internacional, criaram-se alguns
instrumentos legais que defendem a inclusão em todos os contextos sociais. A
escola ainda não está preparada para efetivar essa inclusão e acessibilidade de todos os portadores de deficiência física ou intelectual. Faz-se necessária uma
reflexão sobre o modelo atual de educação, assim com a estrutura arquitetônica
dos prédios escolares. Esse direito garantido em lei é violado quando a escola
não contempla os interesses e necessidades de seus alunos, e nesse contexto, a
educação escolar precisa ser repensada e reavaliada do ponto de vista de sua
abrangência, pois não pode ser entendida como que para um público homogêneo. A
diversidade está presente no cotidiano escolar, porém não é respeitada, e com
isso, a inclusão efetiva torna-se uma utopia.
Videoaula 25
COMITÊS DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS
HUMANOS: POSSÍVEIS PARCERIAS
Os comitês de Educação em
Direitos Humanos precisam ser idealizados e constituídos pela escola em
parceria com diferentes segmentos da sociedade na busca pela efetivação desse
ideal de igualdade para todos. A gestão escolar deve visar um trabalho conjunto
com a comunidade local e com instituições interessadas na promoção da
verdadeira cidadania, pautada na ética e na igualdade de direitos.
Videoaula 26
O PAPEL DA ESCOLA NO PROCESSO
EDUCATIVO DE DIREITOS HUMANOS
A escola deve promover uma
discussão constante sobre o multiculturalismo, sobre as diferenças, sobre a
tolerância e a solidariedade. A sala de aula deve ser espaço de debates, de
reflexão e de revisão de conceitos, buscando temáticas presentes no cotidiano
do aluno e contextualizando com diferentes saberes ensinados pela escola. Cabe
à educação escolar, a função social de promover a transformação social,
abrindo-se para o diálogo com a comunidade local e para democratização de seu
espaço. Juntos, escola e comunidade fortalecerão os ideais de igualdade de
direitos a partir de uma educação que vise uma aprendizagem efetiva e
significativa, capaz de desenvolver em seus alunos a criticidade frente a sua
realidade de vida.
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